Perícia em consumo de energia elétrica: tire as suas dúvidas

Perícia em consumo de energia elétrica: tire as suas dúvidas
Foto: Reprodução (Freepik)

Divulgue esse conteúdo:

Manutenções em redes elétricas são necessárias, ainda mais quando apresentam algum tipo de instabilidade. Quando não realizadas, podem causar sérios problemas, como incêndios e acidentes graves. Neste caso, a perícia em consumo de energia elétrica se faz necessária. 

Não somente em contextos de manutenção, mas também em situações de irregularidades, fraudes e durante as construções. Neste artigo, vamos tirar as suas dúvidas sobre a perícia em consumo de energia elétrica. Continue a leitura para saber mais.

O que é a perícia em consumo de energia elétrica?

A perícia em consumo de energia elétrica, assim como a perícia em danos nas construções e a perícia em consumo de água, é uma avaliação especializada feita por profissionais habilitados, como engenheiros elétricos e peritos que atuam neste ramo. 

A atuação do profissional resulta em um laudo técnico, contendo as informações relevantes sobre o que foi avaliado. Os engenheiros devem estar habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O laudo técnico visa identificar possíveis fraudes e problemas na energia elétrica de um local, como prédios, indústrias, residências e comércios. O profissional é requisitado quando estes ambientes estão em situação de riscos, podendo evoluir para acidentes mais graves.

Também pode ser uma demanda que venha do judiciário, que ocorre através das concessionárias de energia ou de um cliente que recebeu uma notificação por fraude de energia elétrica. Somente um especialista da área elétrica está habilitado para realizar a perícia e emitir o laudo técnico. 

Em um primeiro momento, a concessionária de energia precisa ir até a unidade consumidora, ou seja, até o cliente. A empresa faz a inspeção e emite o que é chamado de TOI (Termo de Ocorrência e Inspeção), que objetiva apontar o que estava irregular. Em termos populares, verifica os tipos de “gato” de energia que existiam no local.

4 tipos de fraude na energia elétrica

Para entender melhor do que se trata as irregularidades que podem cometer na energia elétrica, listamos quatro tipos de fraudes mais comuns:

  1. Desvio de energia antes do medidor: Situação muito comum e perigosa, já que todo circuito fica energizado, pois não há a passagem pelo disjuntor.
  1. Adulteração no medidor de energia violando o lacre: Neste caso, é feito o rompimento do lacre na caixa de medição e no medidor. É uma situação também muito comum e feita de maneira grosseira.
  1. Adulteração sem romper o lacre: Já nesta ocasião, injetam uma corrente contínua na bobina do medidor, fazendo com que ela se degrade e queime, o que reduz o consumo de energia.
  1. Adulteração no sistema de medição indireta: É quando se instala um dispositivo com controle remoto para que possa ser feita a manipulação do circuito elétrico.

Quando realizar uma perícia em consumo de energia elétrica?

A perícia em consumo de energia elétrica é solicitada em variados cenários diferentes, confira abaixo:

  • Edificações: Uma das mais solicitadas, a perícia em edificações evita problemas que envolvam as redes elétricas em áreas residenciais e comerciais;
  • Ação cautelar: Em casos de riscos na rede elétrica, solicitam as perícias por meio de ação cautelar. Neste contexto, tem como objetivo prevenir, garantir e conservar direitos dos envolvidos;
  • Ação preventiva: Neste caso, o ambiente não passa por nenhum risco emergente, mas a ação, como o próprio nome diz, é feita de maneira preventiva, para evitar problemas na energia elétrica.

Se você está em busca de um profissional especializado para realizar a perícia em consumo de energia elétrica e o laudo técnico, entre em contato conosco através do WhatsApp (11) 91235-4171.

Pericial Pro Engenharia

A Pericial Pro Engenharia é uma startup de Engenharia Civil, especializada em vistorias e produção de laudos de engenharia. Também emitimos laudo ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para reforma e realizamos inspeção predial, perícias de engenharia, assistência técnica para processos judiciais, laudo de vistoria cautelar de vizinhança, laudo de recebimento de obra e de garantia, laudo de obra parada, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), licença de funcionamento e consultoria especializada para condomínios. Todos os laudos de engenharia são elaborados por Engenheiros Civis cadastrados no CREA e acompanham ART, tendo validade judicial e extrajudicial.

Divulgue esse conteúdo:

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?